Sedentarismo

Fatores de risco

Provavelmente você já leu isso várias vezes mas não custa repetir os fatores de risco que contribuem de modo negativo para a sua qualidade de vida.

A vida se equilibra numa balança onde de um lado temos os fatores que estragam a nossa saúde e do outro os fatores que contribuem com a nossa saúde. No meio ficamos nós, arcando com os custos e os benefícios dos nossos hábitos. Temos os vícios nocivos como o fumo, bebidas alcoólicas, jogos de azar e drogas ilícitas.

Maus hábitos alimentares como alimentos gordurosos; em quantidades excessivas; carência de proteínas, vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes; exagero no sal e no açúcar; alimentação fora de hora; gorduras trans; refrigerantes normais e diet; docinhos, salgadinhos e outros lixinhos.

Fatores emocionais como stress, depressão, ansiedade, negligencias e falta de compromisso. Uma diminuição da testosterona pode ser causa e também consequência de fatores de risco emocionais. Outro fator de risco extremamente importante é o sedentarismo. Veja abaixo.

Você é sedentário?

Sedentário é basicamente o indivíduo que não faz atividade física. Geralmente quem não se preoucpa com sua saúde também não se preocupa com o que come e nem com os maus hábitos que mantém.

Ser sedentário é se deixar levar pelo ritmo de vida muito rápido e estressante ou muito devagar, sem se cuidar. Vários fatores contribuem para o envelhecimento precoce a começar pelo fator genético que é imutável e impossível de ser afastado. Os fatores genéticos são estimulados pelos nossos hábitos de vida que disparam a ordem genética do envelhecimento precoce. Criando hábitos saudáveis

Os hábitos de vida podem ser comparados a uma balança de dois pratos: num prato os hábitos saudáveis e no outro os hábitos perigosos. É importante que você procure equilibrar a balança pendendo sempre a favor dos hábitos saudáveis.

Voce já deve estar cansado de ler sobre os efeitos perigosos do cigarro, das bebidas alcoolicas, das dietas gordurosas, salgadas e açucaradas, voce já sabe exatamente o que faz bem e o que faz mal. Voce conhece os riscos de não ser avaliado regularmente pelo médico e o preço que se paga pelo sedentarismo. Voce já sabe tudo sobre a obesidade. Por que insistir? Por que duvidar? Por que apostar a sua vida contra a morte?

Vemos nas ruas milhares de homens ainda jovens, na faixa dos 30-40 anos, com aspecto totalmente decadente, já com barriga proeminente, sentados nas mesas de bares se enchendo de linguiça com de cerveja, nos restaurantes se entupindo de massas e gorduras, nas filas de supermercados com os carrinhos lotados de biscoitos e refrigerantes, nas praias comendo cachorro quente e biscoitos com mais cerveja e mais refrigerantes, em festas se abarrotando com salgados e doces. Isso sem contar que durante a semana não podem almoçar direito porque estão longe de casa e precisam comer rápido para o turno da tarde.

Andando pelo calçadão da praia nos fins de semana, nota-se centenas de atletas de domingo que fazem uma corridinha uma vez por mes e acham que só isso já serve como exercício físico. Mal sabem que submetem um coração mal treinado a um infarto agudo fulminante, forçam os músculos e articulações para depois marcarem uma consulta com o ortopedista.

Devemos ter em mente que o nosso futuro não é para daqui a 10, 20, 30 anos, nosso futuro é sempre daqui a 24 e 48 horas, no máximo. Devemos ter em mente que o que comemos e a atividade física que fazemos é para nos deixar bem pelos próximos 2 dias. Tendo isso em mente, esses 2 dias seguidos de mais 2 dias e mais 2 sucessivamente, atingiremos o objetivo de estarmos bem no futuro.

Criar hábitos saudáveis não é tão simples quanto poderia ser. É mais do que uma questão de querer, é uma questão de mudança de hábitos, uma reformulação da sua educação, do seu modo de ser e pensar. Mas qualquer mudança para melhor vale a pena e que fazer qualquer coisa é melhor do que não fazer nada.

Receba o link do livro "Envelhecimento Saudável" e nosso informativo periódico preenchendo o cadastro abaixo :

Nome:

E-mail:

Deixe o seu telefone apenas se desejar ser contactado pelo médico.
Tel:   

Idade:

Cidade:

Estado:

Comentário / Pergunta







Nosso Tratamento
  •  

    A consulta  Mais >

  •  

    Os Planos de atendimento  Mais >

  •  

    O Serviço de Nutrição  Mais >

  •  

    Os exercícios físicos  Mais >