Serviço de preparação física

Serviço de preparação física

Nosso preparador físico fará sua avaliação física e funcional inicial, avaliando sua força, flexibilidade e composição corporal. Depois irá elaborar um programa de atividade física a ser seguido em sua própria academia junto com seu professor ou personal trainer.

A cada retorno esse programa de exercícios será renovado com novas séries visando melhorar a sua capacidade aeróbica e respiratória, melhorar a sua função cardiovascular, a sua força e a flexibilidade, extremamente importantes para o seu bem estar. A cada consulta todos os seus parâmetros serão reavaliados, inclusive com novas medições e novas fotos para comparação do antes e depois, de modo a você ter um gráfico das curvas ascendentes que mostram a melhora da sua capacidade física.

Vou fazer musculação?

Já está mais do que provado que os exercícios físicos são fundamentais para recuperação e manutenção da saúde cárdio-vascular, perda de peso, controle de glicemia, melhora da composição corporal, aumento da resistência física e da flexibilidade.

Existem 3 tipos de exercícios que recomendamos: a musculação, os exercícios aeróbicos e os exercicios de flexibilidade. O nosso preparador fisico da Medicina Executiva vai discutir com você o seu programa após a análise dos testes físicos, de acordo com os seus objetivos, suas preferências e o que for melhor para você. Ao final de cada consulta você leva um plano de exercícios físicos a ser entregue ao seu personal trainner ou professor da sua academia. Esse plano será de sua responsabilidade e deverá ser cumprido até a sua próxima consulta quando os resultados serão analisados, comparados e indicarão a necessidade d e mudanças ou de manutenção dos exercícios.

As vantagens da musculação

A musculação ajuda a preservar a massa muscular, as articulações e a densidade mineral óssea (que se perde de 400 a 450 gramas por ano após os 40-45 anos). Evita a síndrome metabólica (diabetes por resistência a insulina).

Pode ajudar no tratamento da depressão, insônia e ansiedade (aumenta a testosterona e o GH; diminui o cortisol). Evita a desmineralização óssea mantendo o cálcio dentro dos ossos. Aumenta a taxa de metabolismo em repouso. Melhorando a flexibilidade da coluna e das articulações, você se mexe melhor até mesmo para o sexo.

A musculação garante a sua autonomia física por muito mais tempo. Você vai ter mais força para subir escadas, entrar e sair do carro, carregar objetos pesados com mais facilidade, vai ter independência para viver a sua como sempre viveu. Além disso, existem dezenas de trabalhos médicos mostrando a relação entre a falta de exercícios físicos e a diabetes em homens e mulheres mesmo sem a predisposição genética. Nesse caso, o estilo de vida pode vencer a genética.

A importância da musculação é exatamente aumentar a quantidade de músculo que temos no corpo, o que vai significar queimar mais calorias. Os músculos são grandes consumidores de energia. Cada quilo de músculo consome cerca de 35 calorias por dia em repouso, enquanto 1 quilo de gordura gasta apenas 6 calorias. A musculação aumenta esse consumo não só durante, mas também horas depois do exercício. Com mais músculo e menos gordura, o corpo gasta mais calorias para se manter. Emagrecer não é perder peso, e sim diminuir a quantidade de gordura no corpo. Vou ficar marombado?

Poderá ficar sim; depois de meses e anos comendo de maneira correta, praticando exercícios físicos regularmente, tendo a saúde bem administrada, você terá uma aparência extremamente saudável. Pode ser que seu corpo fique mais musculoso, mas isso depende do que você desejar.

Pode-se praticar exercícios físicos, mesmo de peso, sem ficar com os músculos salientes; isso depende muito da carga e das repetições que o seu preparador planejar de comum acordo com você. A musculação é um exercício resistido com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração, velocidade e frequência controláveis. Em todo o caso, é muito melhor ficar musculoso do que ficar barrigudo.

Mas se voce não gosta de musculação de jeito nenhum, existem alternativas à musculação, como o pilates, que oferece resistência por meio de molas que ficam mais duras ou mais flexíveis de acordo com a força da pessoa, ou mesmo aqueles em que usamos o peso do próprio corpo, como barras, paralelas, flexões de braço. Todos fazem parte do que chamamos de exercícios de resistência. E todos promovem ganho de massa muscular.

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