O equilíbrio hormonal

Após os 40-45 anos todos os órgãos começam a envelhecer; nossos testículos também envelhecem, logo a testosterona diminui com a idade. Por outro lado, a diminuição da testosterona acelera o envelhecimento masculino.

Nem todos os homens perdem testosterona da mesma forma; muitos perdem muito pouco ou quase nada, mas em geral todos experimentam um declínio em maior ou menor grau. Em média, a produção de testosterona pelas células de Leydig testiculares diminui 1 a 3 % ao ano após os 40 anos. Se você reparar no seu exame de sangue, vai perceber que a testosterona é avaliada na sua forma livre e forma total; isso porque 98% da testosterona (forma total) é fortemente ligada a uma proteína (HBSG) e não serve para nada, não atua em nosso corpo. Só 2% da testosterona produzida (forma livre) atua em nosso corpo.

O equilíbrio hormonal em homens jovens com baixa de testosterona é feito com um hormônio chamado HCG ou gonadotrofina coriônica humana, que estimula a produção de testosterona sem inibir a sua produção pelas células de Leydig. Em homens mais idosos, a reposição com testosterona já não inibe as células de Leydig porque elas já são hipofuncionantes.

Receba o link do livro "Envelhecimento Saudável" e nosso informativo periódico preenchendo o cadastro abaixo :

Nome:

E-mail:

Deixe o seu telefone apenas se desejar ser contactado pelo médico.
Tel:   

Idade:

Cidade:

Estado:

Comentário / Pergunta